12

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

INTOLERÂNCIA INTER-RELIGIOSA


- No meu terreiro a cor de Oxum é azul claro como o manto de Nossa Senhora!
- Azul Claro? Mas amarelo que é cor de Oxum!
- No meu terreiro Iansã recebe acarajé nas oferendas!
- Umbanda colocando comida pra Orixá? Tá doido? O certo é uma mandala com florzinhas e olhe lá!
- No meu terreiro tem atabaque, e chamamos quem toca de Ogã, tem obrigação e tudo!
- Ogã na Umbanda? Que marmotagem! No meu é só na palma da mão.
- No meu terreiro não veste santo!
- Que terreiro fraco hein? No meu veste porque tem fundamento!
- No meu terreiro se corta pra exu!
- Cai fora! Meu terreiro que é o certo, exu nem bebe e só vem em terra pra corrente de desobsessao!
- Eu chamo meu sacerdote de Pai
- Que pai? Ta doido? O certo é dirigente.
- Meu pai de santo joga!
- Ler sorte é coisa primitiva demais pra Umbanda.
- Minha casa que é certa, a sua é errada.
- Sua casa não tem fundamento!
Aí colocamos nossa roupinha branca, pregamos que a Umbanda é mundo cheio de luz, damos um abraço dado de bom coração, no final da gira cantamos que levamos ao mundo inteiro a bandeira de Oxalá - mas achamos que só a nossa bandeira é certa, né?
Pregamos nas redes sociais que temos orgulho de ser umbandista. Mas você tem orgulho de ser umbandista, ou orgulho de ser territorialista? Você abraça a Umbanda como um todo ou abraça a SUA Umbanda?
MACUMBA BOA É A MACUMBA QUE DÁ CERTO.
E qual o certo?
O que é certo pra mim, nem sempre será o certo pra você e eu não tenho o direito de diminuir sua casa por isso. Cada um faz do jeito que aprendeu, tendo como princípio a caridade.
A gente é massacrado por adeptos de outras religiões não porque somos "minoria", mas porque eu somos uma minoria desunida. Porque muitos vão visitar a casa de santo do irmão, pra apontar defeito e não pensa no sacrifício que foi para fazer aquela festa e manter aquela casa de pé! Assumem o papel de juiz pra alimentar o próprio ego!
Pra começar que o que o outro faz da vida dele não é nem problema seu. Segundo: geralmente quem adora criticar a vida espiritual do outro, tem a própria vida toda enrolada, já repararam nisso? Quem vive de apontar o trabalho do outro vive cheio de problema, enquanto o tal do "marmoteiro" segue pleno e próspero.
Render culto à algo é individual - você louva como quiser, como puder, como aprendeu. Tem muita maluquice por aí? Tem sim. Mas se você não é de acordo, é só você não frequentar esse lugar.
Rei de Oyó é Xango, não somos nós. À ele cabe dizer o que é certo ou errado. Orixá sonda seu coração. Vigia e ora - mas é pra vigiar a própria vida mesmo e não a dos outros.
Via : @FilhosDaMagia

Nenhum comentário:

Postar um comentário