12

domingo, 29 de dezembro de 2013

Pontos Cantados


A Umbanda é som e movimento!
É com os pontos cantados que se propicia a instalação de um alto nível energético na Gira, essencial para a realização dos trabalhos de caridade.
São “mantras” poderosíssimos, aos quais recorre-se para atingir a concentração necessária da corrente mediúnica e quando da evocação das diversas Entidades que auxiliam nas Giras de Umbanda.
É através deles que são canalizadas as forças mentais de todos num sentido único, estabelecendo uma comunhão entre os médiuns da corrente e os espíritos evocados que assim se aproximam dos terreiros ou centros, para a realização dos trabalhos.
A harmonia dos sons é uma das mais importantes partes da magia da Umbanda, criando as condições para a instalação do transe mediúnico e para a manifestação das Entidades.
Didaticamente podemos dividir os pontos cantados, á partir das características a eles inerentes, assim, podem ser passados pelas Entidades ou elaborados pelos membros da corrente; podem ser de linha quando evocam determinada falange ou específico para evocação da Entidade;  ou ainda para a realização de trabalhos especiais (Ex.: Pontos de Gira de Cura, Amaci) e homenagear os Orixás.
Existem também os pontos ritualísticos, que fazem parte dos rituais de abertura, do passe coletivo e de fechamento da Gira.
Via de regra os pontos cantados expressam sempre uma mensagem, que pode trazer as características da Entidade ou ensinamentos para todos, de modo que ao ativar a nossa emoção, ative também a magia, e a força espiritual da Entidade para a realização da sua missão.
Os pontos devem ser entoados de maneira ritmada e harmoniosa e principalmente, por todos os integrantes da corrente mediúnica, com emoção e respeito, pois são eles que determinam a corrente vibratória de uma Gira, favorecendo ou dificultando a incorporação da Entidade ou a realização de determinado ritual.
Os pontos cantados mudam de ritmo e de freqüência, de acordo com as vibrações espirituais e energias necessárias para: descarregar, louvar, identificar a falange espiritual, firmar os trabalhos, e para homenagear os Orixás.
Assim, quando participando de uma Gira de Umbanda, todos devem entender a importância de se entoar os pontos cantados e assumir o compromisso de fazê-lo de maneira a contribuir decisivamente para a instalação da Gira com um bom nível energético, cantando com emoção, não se resumindo a mera repetição das letras. 
 

5 comentários:

  1. Muito bom. Ótimas instruções para cada tenda de umbanda!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de alguns pontos de vocês e queria saber se vocês tem a melodia deles

    ResponderExcluir
  3. Olá gostaria de saber se vc tem algum ponto de cabocla Araci, pois não consigo achar?

    ResponderExcluir
  4. Olá gostaria de saber se vc tem algum ponto de cabocla Araci, pois não consigo achar?

    ResponderExcluir
  5. meus caros irmãos do axé, esse trabalho tem sido o meu instrumento de estudo e conhecimento, pois aqui tenho conseguido consertar algumas cantigas que faço uso no axé em que faço parte e como ogan preciso sempre de mais e mais cantigas sempre o trabalho de vcs me ajuda a consertar erros mas preciso aprender novas e me ajudariam muito se colocassem áudio e até mesmo os irmão que quiserem e puderem me ajudar podem me enviar áudios com cantigas. Irmãos me perdoem se não fui claro mas preciso cumprir com minha missão e preciso que seja bem executada. desde já muito obrigado e que me pai omulu os abençoe

    ResponderExcluir