12

segunda-feira, 9 de março de 2020

EXU DO LODO


O Exu do Lodo, tão temido por alguns que o desconhecem e tão amado por quem já viu seu trabalho ou tem a honra de ser seu cavalo, vem de uma falange de Exus ligados as Almas, ao Orixá Omulu, mas o que poucos sabem é que ele está ligado a Nanã e a Iemanjá, pois sua energia telúrica se funde com a energia aquosa.
Os espíritos desta linha se apresentam curvos e com dificuldades, pois tem uma energia pesada e a maioria usa aparência de velhos feiticeiros. Praticamente todos dos espíritos desta linha foram, Padres, Bispos, Bruxos, Magos ou Feiticeiros em suas vidas na terra.
Quando esse Exu se manifesta (por intermédio de um médium), ele está agachado como se tivesse dificuldade para se levantar, mas na realidade se locomove com rapidez. Os espíritos desta linha se apresentam curvos pois segundo os praticantes da da religião, a sua energia é pesada e todos possuem aparência de velhos.
Exu do Lodo é um dos sentinelas das almas, enviado direto de Omulu que trabalha na transmutação de energias, transformando o lado negativo em positivo. Motivo de usar muito a cor preta que representa a transformação.
Ainda segundo os umbandistas quase sempre que é marcado algum trabalho para essa entidade começa uma garoa (chuva). É a resposta que ele está atento e presente.
Primeiramente Exu do Lodo é uma falange de Exus que são sim espíritos de luz e evoluídos. Ele se chama lodo pois representa a força da vida mesmo em meio a dificuldades, ou seja, que mesmo em meio a podridão do mundo esse Exu tem boa energia e também tem outro significado, que quando o consulente estiver no "lodo" esta entidade vai tira lo de lá, representa tanto a força do Exu quanto o estado de espirito em que se encontram as pessoas que pedem auxilio a ele.
Uma das características marcantes dessa entidade é: A fidelidade! Atributo o qual faz com que ele seja considerado um "Exu casamenteiro", esse compadre é fiel ao seu burro (médium em que ele incorpora) e também ao seu terreiro, não deixando que ninguém de fora mecha nas suas coisas ou se meta em seus trabalhos.
"Exu atira a pedra ontem para acertar o pássaro hoje" uma frase que com toda certeza se aplica a ele, porque é muito astuto, sempre trabalhando para o agora, porém já ajudando no futuro, é muito respeitoso com todos e exige o mesmo em troca, pela ligação com a família da terra atua na área: da cura principalmente, desmancho de trabalho ainda mais feitos com maldade, no amor e em abertura de caminhos.
Não faz distinção, atende dos mais letrados e ricos aos mais humildes e pobres, sempre com a mesma forma de tratamento. Muitos falam que é uma entidade do mal, entretanto não é, faz o bem a quem merece. Gosta de bons charutos, sua bebida é o Whisky e a cerveja branca (bebida de todo Exu), utiliza capa durante a incorporação, suas cores além do preto e vermelho podem ser tons de verde musgo, representando o lodo.
Boa parte dos terreiros de Umbanda se negam a trabalhar com essa entidade, pois, associam ela a energias negativas e a maldade. Muitos acreditam ser uma entidade que afunda a sua vida no lodo, leva para a “lama” os que com ela se comunicam. Já outros religiosos partem em sua defesa e explicam que existe um engano sério que algumas pessoas da própria religião costumam cometer contra essa entidade.
Seus defensores dizem que o lodo é formado em ambientes úmidos que represam impurezas, ou seja numa cachoeira onde a água corre livremente não há lodo, só há lodo onde à infiltração e umidade constante que não é limpo (tais como lugares com energias negativas, essas energias se assemelhariam ao lodo).
O Exu do lodo entraria nesses lugares "carregados" (como os próprios religiosos se referem) e fazem a limpeza dessas energias, tirando o lodo ruim (energia ruim) e restaurando o lodo bom e limpo (energia positiva). Mas é certo afirmar que existe bastante polêmica a respeito dessa entidade, não há um consenso sobre a bondade ou maldade desse ser entre os praticantes da religião.
São grandes curadores e tem um grande poder de alquimia, são protetores dos cientistas e dos alquimistas. É difícil achar médiuns que entrem em contato com esta energia pois é bem pesada e requer muito dos seus cavalos.
Conta que onde é guardião é um dos locais mais profundos, que abaixo dele pouco existe, mas que tem que ter alguém para cuidar mesmo dos piores seres.
Vem em terra quando precisam dele para trabalhar uma energia pesada, não atende qualquer pedido e sabe que é muito confundido com espíritos ruins, mas a verdade é que quando as coisas apertam em muitos terreiros, descobrem que é hora de convidá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário